Por telefone, um policial militar ajudou a salvar a vida de uma recém-nascida de sete dias, que estava engasgada, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina. A mãe da bebê ligou para o contato de emergência da Polícia Militar (PM) na madrugada de domingo (18), pedindo ajuda para salvar a criança engasgada. Ela foi orientada por telefone e conseguiu, dois minutos depois, fazer a filha voltar a respirar.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Quem atendeu a ligação foi a agente temporária Laisa Firmino Luciano, do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM).

A ligação dura pouco menos de dois minutos, enquanto Laisa orienta a mãe a fazer a manobra de Heimlich, um procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias.

— A senhora vai colocar ela no antebraço, vai colocar ela a 180 graus, e vai dando tapa nas costinhas dela, ali próximo à nuca — orienta a agente. — Tenta abrir a boquinha dela para ver se tem alguma coisa.

Continua depois da publicidade

A mãe explica que a bebê se engasgou com leite, enquanto faz o que foi orientada. Inicialmente, a manobra não surte efeito, mas alguns segundos depois, o pai da criança, que ajudava no processo, avisa:

— Eu acho que deu, acho que deu! — afirma, aliviado. Na ligação, é possível ouvir o choro da criança. Os pais foram orientados a levar a bebê ao hospital, para avaliação.

Detalhes do salvamento da bebê em Laguna

Leia mais

Recém-nascido passa mal em posto de saúde e resgate mobiliza helicóptero em Gaspar

Criciúma estreia modelo inovador de radares em 50 pontos da cidade