As pontes flutuantes entre as cidades de Lajeado e Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, construídas pelo 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Porto União, romperam por conta das tempestades que atingem as cidades gaúchas nesta quinta-feira (23). A construção ficou conhecida nacionalmente por beneficiar cerca de 5 mil pessoas por dia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
De acordo com informações do setor de comunicação do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, as pontes foram rompidas por conta das fortes correntezas na região, destruindo.
Fotos das pontes flutuantes construídas por Batalhão de SC
Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. As passadeiras já haviam sido interditadas em decorrência do aumento do volume de água e da correnteza no rio.
Continua depois da publicidade
O Comando Conjunto da Operação Taquari 2 diz que já está providenciando outra passadeira para o local para atender a população. Ela será lançada assim que as condições de segurança do rio e climáticas permitirem.
As passadeiras ou pontes flutuantes substituíram as duas pontes que ligavam os municípios, que foram destruídas pelas chuvas no estado gaúcho. Com isso, as comunidades vizinhas só podiam ser conectadas por meio de barco, antes das estruturas emergenciais implantadas pelo Batalhão de SC.
Os equipamentos possibilitaram o restabelecimento do fluxo contínuo de pedestres entre os municípios e registrou a passagem de 20 pessoas por minuto. Para transitar no local, todos precisavam colocar coletes salva-vidas e, no fim da travessia, os pedestres ainda recebiam apoio dos militares, já que o solo ainda está encharcado e com a presença de muito barro. As imagens da primeira estrutura móvel foram reproduzidas em jornais em todo país.
As passadeiras construídas pelos militares são uma técnica usada em combate, que permite que a tropa atravesse rios.
Continua depois da publicidade
Leia também
Chalé com “vale de hortênsias” para alugar vira opção preferida de hóspedes em SC
Auxiliar de cozinha é preso com quase 500 vídeos de abuso sexual infantil em Joinville
VÍDEO: Imagens mostram momento em que pais do caso “AME Jonatas” são presos em Joinville