Moradores de Florianópolis foram surpreendidos na noite desta quarta-feira (25) pelo som instrumental que vinha das ruas do Centro da cidade. Das janelas foi possível ver três policiais militares em via pública, tocando seus clarinetes e tuba. O objetivo do grupo voluntário era simples: confortar a população que está confinada dentro de casa durante período de quarentena por conta do novo coronavírus. A comunidade aprovou e aplaudiu.
Continua depois da publicidade
Comandante-Geral da Polícia Militar em Santa Catarina, coronel Araújo Gomes contou que a iniciativa foi dos próprios militares, que são músicos e também integram a banda da corporação. Eles propuseram ao comando, no mesmo dia, um momento diferente, sem prejudicar as atividades operacionais, que são de grande importância neste período:
– Eles estavam de folga e propuseram sair às ruas para proporcionar aos moradores um momento de descontração e conforto, para passar uma mensagem otimista às pessoas que estão se sentindo inseguras e ameaçados, através de uma atitude educativa, o que foi aceito.
> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Sem saber como seria a reação da comunidade, pois foi a primeira experiência e, ao contrário de todas as outras ações da PM, sem planejamento prévio, os policiais iniciaram de forma tímida, apenas no centro da cidade.
Continua depois da publicidade
– Levaram um repertório bacana e acabaram sendo aplaudidos. Recebemos vídeos, agradecimentos, incentivo. Foi uma lição aprendida e que pode ser levada, com toda certeza para demais bairros da cidade e outras cidades de SC, com toda certeza – afirmou o coronel.
Veja o vídeo
Após tocar o Hino Nacional e muitas outras músicas, uma moradora fez um pedido especial. Estava de aniversário e recebeu o presente inesperado. O instrumento ecoou o "parabéns pra você" e a comemoração ocorreu, mesmo que de longe, junto com todos os vizinhos.