Um casal paranaense flagrou o momento em que 14 sucuris acasalavam ao mesmo tempo às margens do Rio Paraná. O pescador, Vanderlei Cortez Kassaro, de 54 anos, se surpreendeu com a cena enquanto estava em uma embarcação na cidade de Altônia, no Noroeste do estado.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), o registro feito é de uma fêmea acasalando com 13 machos. As informações são do g1.
— Eu estou acostumado a ver vários animais, inclusive sucuris, mas desse tanto, uma em cima da outra, nunca vi não — relatou o pescador.
Mais de 90% dos animais marinhos encontrados em praias de Florianópolis estavam mortos
Continua depois da publicidade
O IAT afirmou que os machos estariam “lutando” para conquistar a fêmea. Algumas vezes, em casos como este, segundo o instituto, ela ainda pode chegar a ficar sozinha, sem nem sequer acasalar.
Conforme explica o órgão, durante este processo da espécie não há número máximo de machos que podem ficar em cima de uma única serpente. O acasalamento ocorre a cada dois ou três anos e pode demorar dias.
A orientação do órgão é não se aproximar dos animais e nem oferecer alimentos a eles. Apesar de a sucuri não ser peçonhenta, é preciso manter distância e não invadir o espaço do animal.
Veja vídeo do flagrante
🐍 Casal filma 14 sucuris acasalando no Paraná
O caso aconteceu no município de Altônia, no noroeste do Paraná, quando um pescador e sua esposa viram os animais amontoados nas margens do rio Paraná. pic.twitter.com/0SpBjGREUb— Alberto Romanov Sunak (@albertorussia23) November 13, 2022Continua depois da publicidade
Leia também
Cobras mais perigosas e assustadoras encontradas em SC
Dibea adia ações de castração de animais em Florianópolis e gera reclamações; entenda
Indígenas de SC integram grupo temático do relatório de transição do governo federal