Realizado no domingo dia 2, o passeio ciclístico Todos Pela Bike reuniu cerca 1,5 mil participantes, número que o coloca entre os maiores eventos do tipo já realizados em Blumenau, segundo a ABC Ciclovias. A informação é confirmada pelo diretor de Trânsito, Lucio Beckhauser. Segundo ele, o passeio do início de agosto foi um dos maiores dos últimos 10 anos.

Continua depois da publicidade

Em anos anteriores, pelo menos dois passeios – um da Polícia Militar e outro da Hering – alcançaram número parecido, mas em média estes eventos costumam contar com cerca de 300 pessoas. De acordo com o presidente da ABC Ciclovias, Giovani Seibel, a alta procura superou a expectativa.

– Foi surpreendente. Havia bicicletas vindo de todos os cantos para participar do evento – diz Seibel.

::: Veja mais notícias de Blumenau

::: Curta a página do Santa no Facebook

Continua depois da publicidade

O presidente comenta que entre os participantes foi possível notar a presença de diversos perfis de ciclistas. Estavam os que pedalam no dia a dia ou apenas aos fins de semanas, idosos e também crianças, e bicicletas das mais sofisticadas às mais simples:

– Não foi esperado tanta gente.

Para Seibel, o alto número de participantes pode ser explicado, além do trabalho de divulgação, pelo crescente interesse das pessoas pelas bicicletas. Segundo ele, de uns tempos para cá elas estariam vendo mais vantagens na bike do que nos automóveis:

– Muito se comenta que veículo não dá mais. A cidade está toda parada. Antes a gente só pensava em ter carro, mas hoje a nova geração já opta pela bike, por ser mais eficiente, pelas questões ambientais e se pode conversar com as outras pessoas. A cidade é para as pessoas.

O passeio ciclístico faz parte do projeto Todos Pela Bike, uma bandeira editorial do Grupo RBS, que incentiva o uso da bicicleta e o respeito ao ciclista. Os participantes saíram às 9h30min de domingo da Praça Hercílio Luz, no Centro, e seguiram em direção à região Sul. No fim do encontro foram feitos sorteios de brindes e distribuídos iogurtes e frutas. Um vídeo do momento da largada do passeio, cedido pelo ciclista Aldo Mees, também mostra a quantidade de participantes.

Continua depois da publicidade