Paciente que agrediu e xingou uma enfermeira durante o último sábado (22), em Joinville, teve a prisão em flagrante convertida para preventiva. O homem foi detido pelos crimes de vias de fato, por conta das agressões contra a profissional de saúde, e por injúria racial, isso porque fez xingamentos relacionados com a cor da pele da vítima, que é uma mulher negra.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O caso aconteceu durante um atendimento no setor de Emergência do Hospital Dona Helena. Outros pacientes que estavam no local gravaram as agressões. Conforme registrado no boletim de ocorrência, o homem teria feito xingamentos direcionados a cor da pele da profissional e, inclusive, questionado se “ela tinha estudado para alguma coisa, pois era preta.”
“Abalados”: bebê tem corte durante parto e família cobra respostas de maternidade em Joinville
Continua depois da publicidade
Conforme a vítima relatou aos policiais, após retirar a medicação intravenosa do paciente, ou seja, quando é aplicada diretamente na veia, pediu para que ele segurasse por alguns minutos o algodão no local para que o sangue não voltasse, orientação que o homem teria desobedecido.
Em seguida, ele voltou a falar com a profissional e reclamou que estava sangrando. A enfermeira afirmou que era normal, pois ele não teria segurado o algodão como tinha sido orientado. Foi a partir daí que as ofensas começaram.
Além da enfermeira, outra profissional estava no setor e também foi agredida e xingada pelo homem. É ela quem aparece no vídeo que circula nas redes sociais. Segundo o boletim de ocorrência, as vítimas foram agredidas com chutes e socos.
O paciente foi preso em flagrante pelos crimes de vias de fato e injúria racial. No dia seguinte, a prisão foi convertida para preventiva e, por isso, o homem continua preso. A equipe da NSC tentou localizar o advogado do suspeito, mas não obteve nenhum contato até a publicação desta matéria.
Continua depois da publicidade
Hospital e Coren se manifestam
O Hospital Dona Helena, local onde as vítimas trabalham e que ocorreram as agressões, se manifestou sobre o caso e informou que a segurança e Polícia Militar foram acionadas durante a ocorrência, momento em que foi possível deter o paciente e levá-lo para a delegacia. Além disso, a unidade afirmou que todos os profissionais envolvidos passam bem e estão recebendo o suporte necessário.
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) lamentou o episódio e repudiou as agressões cometidas contra as profissionais de enfermagem. “Não bastasse as cargas horárias excessivas, remunerações insuficientes e todas as dificuldades que nossa profissão enfrenta, agora temos que assistir episódios de violência física”, escreveu.
Leia nota completa do Hospital Dona Helena
O Hospital Dona Helena registrou, na tarde deste sábado (23), um episódio de agressão por parte de um paciente que estava sendo atendido na Emergência.
O atendimento seguia normalmente quando o paciente se alterou e iniciou agressões verbais e físicas contra profissionais do hospital.
Continua depois da publicidade
A segurança foi acionada, assim como a Polícia Militar, que conseguiu deter o paciente e levá-lo para a delegacia para registro da ocorrência.
Todos os profissionais envolvidos passam bem e estão recebendo o suporte necessário.
O Hospital Dona Helena lamenta o ocorrido e reforça que sempre prima pela qualidade e segurança dos funcionários e pacientes.
Leia nota completa do Coren/SC
O Coren-SC acompanha com tristeza e repúdio o episódio de violência contra profissionais de enfermagem que estão circulando nas redes sociais neste fim de semana.
Não bastasse as cargas horárias excessivas, remunerações insuficientes e todas as dificuldades que nossa profissão enfrenta, agora temos que assistir episódios de violência física.
Continua depois da publicidade
O Coren-SC, por meio do seu departamento de fiscalização e o departamento Jurídico estará ao lado dos profissionais para o que for necessário. Já estamos tomando as medidas cabíveis sobre esta denúncia. Não podemos tolerar mais esse tipo de situação. Chega de violência contra os profissionais de Enfermagem.
Leia também
Joinville define contratação inédita para gestão de novo centro de educação infantil
Estudo aponta “potenciais” para ampliar público no Mercado Municipal de Joinville
Em poucas horas, dois caminhões sem freios “estouram” chão da área de escape da BR-376