Uma onça-pintada com 25 anos de idade passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no abdômen e o procedimento foi feito em Brusque, no Vale do Itajaí, nesta quarta-feira (11). Nina, como é conhecida no parque Zoobotânico, vai ficar aos cuidados da equipe técnica do Parque Zoobotânico pelos próximos 15 dias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com a prefeitura de Brusque, até o período final do pós-operatório a onça precisará ficar em um local reservado do parque, por esse motivo, os visitantes não poderão vê-la por algumas semanas. Segundo os veterinários, Nina já tem idade avançada, o que faz que o procedimento seja considerado delicado.
> Onça-parda é flagrada por câmera de monitoramento em mata de Jaraguá do Sul
— Por se tratar de um animal idoso e um procedimento bem complicado, temos todo o processo do pós-operatório. O animal não está fora de perigo. Nos próximos 15 dias a Nina receberá medicação, e todo o acompanhamento necessário pela veterinária do parque — comenta Carlos Alexandre Reis, diretor-geral do parque em entrevista ao g1 SC.
Continua depois da publicidade

Segundo o veterinário responsável pela cirurgia, a onça fez ainda outros exames.
— Além do procedimento de retirada do tumor, que ocorreu tudo bem, foi aproveitado para fazermos exames de sangue, radiográficos, e ultrassom do abdome, após estas realizações, ela voltou ao Zoobotânico, onde está se recuperando — detalha Edson Rogério de Souza, veterinário do Hospital SOS Animais, responsável pela cirurgia.
Leia também
Duas apostas de SC faturam bolada na quina da Mega-Sena
Hospital Infantil de Joinville vive sobrecarga de atendimentos
‘Don Juan’ catarinense conquistava mulheres de meia-idade para roubar dinheiro, diz polícia
Continua depois da publicidade