Uma nuvem gigante conhecida como Shelf Cloud assustou moradores e turistas em Balneário Piçarras, na tarde desta terça-feira (19). A forte chuva veio em seguida, por volta das 15h, e durou cerca de 30 minutos. Também houve registro de chuva de granizo.

Continua depois da publicidade

Confira o registro da nuvem "Shelf Cloud" em Balneário Piçarras:

A nuvem é bastante característica de fortes temporais. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, ela se forma quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Isso quer dizer que havia temperaturas muito altas em superfície. Já em altitude, o ar era mais frio.

Nesse processo, quando o ar quente sobe para as camadas da atmosfera, ele se condensa rapidamente, gerando esse o aspecto diferenciado e característico dessa nuvem. Além disso, ela pode percorrer grandes distâncias. Ela se move de forma rápida e isso normalmente produz ventos fortes e danosos. A formação da shelf cloud acontece antes do início de uma tempestade.

De acordo com a Defesa Civil de Piçarras, três placas comerciais caíram sobre a Avenida Nereu Ramos, no centro da cidade, mas já foram retiradas e o fluxo segue normalmente. Até a tarde desta terça-feira havia registro de cinco destelhamentos. Quatro deles em função da queda de árvores. A Defesa Civil continua atendendo as ocorrências.

Continua depois da publicidade