Nesta semana aconteceu a segunda detonação da rocha da barragem Oeste em Taió, no Alto Vale. O procedimento realizado no dia 11 de julho foi necessário para que as equipes pudessem concluir as escavações para abertura e construção do canal extravasor. A última detonação aconteceu no dia 23 de junho.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil, o procedimento de evacuação iniciou às 10h30min e a detonação aconteceu por volta das 11h. A equipe de trabalhadores teve apenas três minutos e 30 segundos antes da explosão para dirigir-se ao local de espera. O canal extravasor é um mecanismo utilizado para reduzir o volume das águas.

– Tudo aconteceu dentro do previsto, sem causar danos às residências próximas e na barragem, Todos os moradores atenderam a solicitação e deixaram suas residências no horário da detonação, aguardando em local seguro – disse parte da nota divulgada através do Facebook da equipe da Defesa Civil.

O vídeo de cerca de um minuto e 40 segundos mostra o momento em que o operador ativa os mecanismos da explosão e sai pela direita, em direção a um local protegido. As filmagens foram feitas pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil de Taió, Márcio Farias.

Continua depois da publicidade