O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) reuniu sua comitiva na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, nesta quinta-feira (17) para acompanhar a votação do pedido de impeachment contra ele, aprovado na Alesc. Imagens do cinegrafista da NSC TV Wenndel Paixão flagraram a reação de Moisés pouco antes de os deputados anunciarem seus votos. As informações são da repórter Bárbara Barbosa.

Continua depois da publicidade

> Tire suas dúvidas sobre o processo de impeachment de Moisés e Daniela

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

As imagens mostram o momento em que Carlos Moisés se aproxima de uma das janelas. Ele conversa com o grupo e parece tranquilo. Chega a ser servido por um garçom.

Com a taça em mãos, ainda esboça um sorriso minutos antes da votação começar. Logo em seguida, o grupo percebe o flagrante e as luzes são desligadas. A vice-governadora Daniela Reinehr, também alvo de pedido de impeachment aprovado nesta quinta, acompanhou a votação na Alesc.

Continua depois da publicidade

Publicamente, Moisés se manifestou por meio de nota oficial. Pouco depois do final da votação, o governador Moisés divulgou o texto em que lamenta a decisão dos deputados e diz que “permanece confiante na Justiça”. 

> Moisés se manifesta sobre impeachment: “não respeitam o voto dos catarinenses”

> Veja a repercussão nas redes sociais da aprovação do pedido de impeachment

Com o título “Crença na Justiça”, a nota de Moisés fala que “a pressa com a qual o presidente do Parlamento estadual levou o tema a plenário revela tão somente os interesses políticos daqueles que buscam o poder para fins pessoais e não respeitam o voto dos catarinenses, atentando contra a democracia”.

Governador e vice são alvo do processo por crime de responsabilidade por fazer uma equiparação salarial de procuradores do Estado à mesma faixa salarial dos procuradores da Alesc, embora a maioria dos deputados tenha levantado outros motivos para a decisão do andamento ao pedido de impedimento, como a falta de comunicação entre o governo e a Alesc e o caso dos respiradores que custaram R$ 33 milhões.

Moisés e Daniela agora devem aguardar o próximo passo do procedimento: o processo segue para a análise de uma comissão mista, com cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-SC), que decide, primeiro, se afasta temporariamente o governador e a vice e, em uma segunda votação, se aprova o impeachment.

Continua depois da publicidade

Veja a reação de Carlos Moisés após a aprovação do impeachment

Leia também

> Análise: Falta de ‘cafezinho’ resulta em duplo pedido de impeachment em SC