Um meteoro “bola de fogo” foi flagrado passando pelo céu de Monte Castelo, Norte de Santa Catarina, na última terça-feira (17). O vídeo, registrado por uma estação de monitoramento da cidade, mostra cinco segundos do trajeto do meteoro, além de uma característica diferente: sua cor verde. As informações são do G1. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), este tipo de meteoro recebe o nome “bola de fogo” (ou fireball, em inglês) pela intensidade da sua luz. 

– Um dos fatores que contribui para que ele seja tão luminoso, é porque trata-se de uma rocha espacial um pouco maior que entrou na atmosfera – explica.

O meteoro passou por Monte Castelo por volta de 18h57. No entanto, ele também foi visto em outras cidades, como Florianópolis, Itapema, Jandira (SP), Curitiba (PR) e São José dos Pinhais (PR). Segundo relatos de outros membros da Bramon, ele tinha uma cor esverdeada. Veja o momento da captura: 

Continua depois da publicidade

Por que verde?

Justino explica que, geralmente, a cor verde da luz de um meteoro indica que ele passou pelas camadas mais altas da atmosfera da Terra. Um meteoro que passa pelas camadas mais baixas, por exemplo, terá uma cor amarela. Isso depende da concetração dos gases atmosféricos, que varia em cada camada. 

Além disso, a composição do próprio meteoro também pode alterar a cor de sua luz. – Mas é algo que requer um estudo mais aprofundado através da análise do espectro de luz – esclarece.

Caso semelhante

Outro meteoro “bola de fogo” foi avistado também em Monte Castelo apenas um mês antes, no dia 13 de abril. Este, no entanto, possuía uma cor diferente e passou durante uma noite nublada. 

Meteoro
Meteoro “bola de fogo” avistado em Monte Castelo em abril de 2022 (Foto: Jocimar Justino, Arquivo pessoal)

E uma coincidência ainda maior: foi Jocimar que o avistou. Ele explicou que o meteoro só foi visto em Monte Castelo porque, minutos antes de sua passagem, as nuvens se dispersaram. 

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Lucas Paraizo.

Leia mais:

VÍDEO: Mais de 300 meteoros são vistos no céu de Santa Catarina

Cerca de 20 meteoros são vistos no céu de SC na virada de ano; veja vídeo