Dois vídeos feitos por moradores de Irineópolis, no Planalto Norte, mostram o exato momento em que uma espiral de tornado toca o chão. As imagens foram feitas na localidade do Rio Vermelho, no interior da pequena cidade de 11,2 mil habitantes. Segundo a Defesa Civil do Estado, o município foi um dos atingidos por dois tornados que passaram por Santa Catarina nesta sexta-feira (14). O outro ocorreu em Água Doce, no Meio-Oeste.
Continua depois da publicidade
Outro registro de tornado em Irineópolis
> Atualização: Defesa Civil contabiliza uma morte, 16 feridos e 830 desabrigados
Outras regiões de SC também tiveram registro de fortes temporais. Em Tangará, a cerca de 50 quilômetros de Água Doce, o fenômeno causou destruições, destelhamentos, e fez com que caminhões ficassem tombados às margens da rodovia. A estimativa da Defesa Civil é de que 90% dos imóveis da cidade tenham sido afetados.
> Dois tornados atingiram SC nesta sexta-feira, confirma Defesa Civil
> Temporal com ventos fortes preocupa moradores de Blumenau e região
Continua depois da publicidade
Em Água Doce, onde também ocorreu um tornado, segundo o governo do Estado, o dia virou noite. Um vídeo mostra a escuridão na cidade em plena tarde de sexta-feira (confira abaixo). Ao menos 700 casas ficaram destelhadas e outras 25 foram totalmente destruídas. Mais de 700 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e 11 tiveram ferimentos, sendo duas de forma mais grave. Não há informação sobre o estado de saúde delas.
> “O importante é que vidas foram salvas”, diz prefeito de Tangará
Uma forte tempestade atingiu a cidade de Água Doce, em Santa Catarina, na tarde de ontem. Os ventos tombaram caminhões e arrancaram o teto de algumas lojas.#SantaCatarina #storm #14DeAgosto pic.twitter.com/zVPfstRQ52
— Universo News1 (@UniversoNews1) August 15, 2020
No total, conforme a Defesa Civil, 16 pessoas ficaram feridas. Não houve registro de óbitos por causa dos tornados. No entanto, no final da tarde de sábado (15), a prefeitura de Penha confirmou uma morte por consequência do temporal.
Outras 945 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, e cerca de 4,2 mil foram diretamente afetados pelo fenômeno. Ao menos 40 imóveis públicos também sofreram danos.
Continua depois da publicidade
Leia também
> SC está na segunda região mais propícia a tornados em todo o mundo
> Entenda o que provocou os dois tornados que ocorreram em SC nesta sexta-feira
> Tornados em SC: relembre seis vezes em que o fenômeno ocorreu no Estado