Registros da operação de resgate ao piloto Mauro Ribeiro, que sobreviveu a queda do avião que dirigia e foi resgatado pela Força Aérea Brasileira (FAB), foram divulgados nesta quinta-feira (4). As imagens mostram a atuação das equipes durante as buscas e a retirada do piloto da mata. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A aeronave decolou na tarde de quarta-feira (3) do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, na Grande Florianópolis, e tinha como destino a cidade de Videira, no Oeste do Estado. O piloto foi encontrado com vida no início da tarde de quinta-feira, em Ponte Alta do Norte, pelas equipes da Força Aérea Brasileira (FAB).
Nas imagens, é possível ver o avião de Mauro Ribeiro, em meio à vegetação, e as aeronaves usadas pela FAB para as buscas. Paraquedistas aparecem pulando do helicóptero para prestar os primeiros atendimentos.
Depois, a aeronave se aproxima do avião e é possível ver o transporte dele em uma maca. O piloto tem 60 anos e teve escoriações, um corte no nariz e uma fratura na perna esquerda. Ele foi levado ao aeroporto de Florianópolis, de onde foi conduzido pelo Samu ao Hospital Celso Ramos. O boletim médico indicava que ele não corre risco de vida.
Continua depois da publicidade
Assista ao vídeo do resgate
Buscas pelo piloto e investigações
Foram cerca de 12 horas de buscas que iniciaram na madrugada de quinta e se estenderam ao longo do dia, em uma área equivalente a 1,5 mil km². Enquanto não havia iluminação natural, foram utilizados equipamentos de visão noturna para procurar pelo avião.
O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) foi acionado e deve realizar o levantamento de informações para as investigações. São feitas coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave ou pela aeronave, entre outros procedimentos necessários para a investigação.
Leia também
Piloto de aeronave desaparecida em Santa Catarina é encontrado vivo