Dois lagartos foram flagrados passeando nesta sexta-feira (19) em um condomínio da Rodovia Amaro Antônio Vieira, no Itacorubi, em Florianópolis. O vídeo, que mostra uma cena curiosa, foi gravado por um morador que já está acostumado com a presença dos répteis e os assiste, diariamente, tomando sol em frente à janela do seu apartamento.

Continua depois da publicidade

> Uso de drogas, sexo em público e perturbação: força-tarefa aperta cerco no Caixa d’Aço, em Porto Belo

As imagens mostram os lagartos bem próximos, no pátio do edifício, no momento em que Guilherme Cabral se aproxima com o celular e grava o a cena em que um réptil agarra o rabo do outro. O lagarto que está na frente, preso, aparentemente tenta se soltar.

– O que será que eles estão fazendo? – é possível ouvir um morador questionar durante o vídeo. 

> Cardume de raias aparece no mar de Balneário Camboriú; veja vídeo

Continua depois da publicidade

> Chuva de granizo deixa sete aves marinhas mortas e duas feridas em Florianópolis

Curioso, o morador tenta, então, se aproximar ainda mais, momento em os animais se soltam e correm até desaparecer no quintal.

Segundo o sub-tenente Marcelo Verondino Duarte, da Polícia Militar Ambiental de SC, quando dois lagartos são vistos se mordendo, como ocorre no vídeo acima, há uma indicação de disputa por território entre dois machos da mesma espécie:

– Provavelmente são dois machos que entraram em briga por território, porque as fêmeas não costuma entrar em disputa. É comum ver eles brigando, mas dificilmente vai ver um acasalamento, porque ocorre dentro da toca, em um lugar seguro dos predadores. 

Ainda, conforme o morador, os lagartos vivem tranquilamente com os moradores, mas geralmente se escondem quando alguém se aproxima:

Continua depois da publicidade

– Aqui eles vivem de boa, nunca vi ninguém reclamando nada nos grupos do condomínio. Eles sempre estão (no condomínio).

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Dois meses antes, o morador já havia gravado outro vídeo, porém alimentando o réptil com um ovo. Guilherme disse que foi a única vez que alimentou o lagarto, mais por curiosidade de saber se o animal comeria (veja no vídeo) e acrescentou que o condomínio foi orientado a não alimentar os animais, sob pena de multa. Disse, ainda, que o ovo foi dado uma única vez, antes de receber as instruções sobre os cuidados pela Polícia Militar Ambiental.

> Centro e Ingleses são os bairros de Florianópolis com mais casos ativos de Covid-19

Questionado sobre quantos animais moram nas proximidades do edifício, o morador não soube informar com precisão. Disse, apenas, que é a primeira vez que viu os dois répteis juntos e que, dias atrás, a Polícia Ambiental precisou resgatar um terceiro lagarto, que “estava meio desmaiado”, e que foi encaminhado para a reabilitação.

Leia também

Pandemia agrava superlotação na Ilha do Campeche

Relâmpago dentro da nuvem? Entenda e veja vídeo do fenômeno em Santa Catarina