Dois filhotes de quati foram resgatados por moradores em Itapiranga, no Oeste de SC, após a mãe morrer atropelada. Os irmãos foram entregues à Polícia Militar Ambiental, que os encaminhou para reabilitação em São Miguel do Oeste na sexta-feira (3). Em um vídeo, os órfãos aparecem ganhando mamá.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo o professor universitário Jackson Preuss, os órfãos pesam apenas 300 gramas e devem ficar no Núcleo de Estudos em Vida Selvagem até ganharem peso. A previsão é de que a dupla se recupere em até três semanas. Um dos quatis chegou ao núcleo com uma leve lesão no olho, que já foi recuperada.
De acordo com o professor, a saúde não é o único fator envolvido para devolvê-los para o habitat natural. Conforme ele, pelo fato de terem ficado órfãos muito pequenos, um processo de reabilitação irá avaliar se os irmãos poderão voltar para a natureza.
Os animais medem apenas 20 centímetros, sem a cauda, mas segundo Jackson, podem crescer até um metro de comprimento e pesar em média 4 quilos já adultos.
Continua depois da publicidade
Comuns no Oeste, quatis costumam se alimentar de animais pequenos e frutas. As fotos e o vídeo mostram os irmãos após o resgate.
Assista os irmãos mamando
Veja fotos dos quatis na reabilitação
Leia mais
Preço da gasolina pode cair no final do ano e aquecer turismo em SC, diz sindicato
Amin ataca corte de R$ 40 milhões nas rodovias federais de SC: “manobra sorrateira”
Dois suspeitos por assassinato de Amanda Albach em SC são soltos após decisão da Justiça