Entre tanto medo e incerteza, um momento de alívio e comemoração pode ser suficiente para melhorar o dia de alguém. Este foi o sentimento vivenciado pelos funcionários Hospital Dona Helena de Joinville, na última terça-feira (16).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o hospital conseguiu encerrar uma de suas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) da Covid-19. Pierry Otaviano Barbosa, médico intensivista e coordenador das UTIs do hospital, conta que a ala foi aberta de forma provisória, para ter duração de apenas três meses. Mas, devido ao agravamento dos casos da doença na cidade, acabou ficando aberta por 1 ano e três meses.
– Ela ficou com lotação máxima o ano todo, mas nas últimas semanas, tinham apenas três pacientes, por isso fechamos a UTI – conta o médico.
Além desta UTI que foi fechada, o hospital conta com mais uma, que permanece aberta e é para onde os pacientes foram transferidos.
Continua depois da publicidade
Experiência nunca vivida
O médico conta que nunca havia tido uma experiência tão intensa quanto a pandemia da Covid-19 em sua carreira, muito menos presenciado tantos pacientes em estado tão grave, principalmente os mais jovens.
Para o médico, o ato simbólico entre os profissionais da saúde, que contou com música e aplausos, foi realizado para selar este acontecimento tão importante aos que desde o início atuaram na linha de frente.
Foi um sentimento de volta à normalidade. Uma alegria – destacou.
Confira o momento de fechamento da ala:
Leia também
Homem invade casa de vizinho, é amarrado e acaba preso em Canoinhas
Carro capota em acidente e quase invade comércio na região central de Joinville
Homem é suspeito de matar esposa idosa e acamada em Joinville
Carro pega fogo com casal dentro em Balneário Piçarras, no Norte Catarinense
Carro pega fogo após acidente na BR-101 em SC e complica trânsito