Um vídeo que circula nas redes sociais mostrou como o temporal isolado atingiu a praia do Capri, em São Francisco do Sul, na tarde deste domingo (15). Várias embarcações foram atingidas, causando terror nos passageiros e tripulantes. Um barco, do tipo catamarã, chegou a virar por conta da tempestade, derrubando uma bebê de 8 meses na água. A criança foi encontrada com vida uma hora depois, mas acabou morrendo no hospital.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nas imagens é possível ver os barcos balançando com a força do vento e do mar. Até mesmo os passageiros precisam se segurar nas embarcações para não correrem o risco de caírem no mar. Ao fundo de um dos vídeos, aparecem banhistas que estavam na areia da praia. Os pertences dessas pessoas também acabam sendo levados pela ventania.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, apesar das embarcações atingidas, a única ocorrência registrada foi com o barco tipo catamarã, que virou com a força da tempestade. Entre as 15 pessoas que estavam a bordo, uma bebê de 8 meses desapareceu no mar, mas foi resgatada com vida cerca de uma hora depois. A criança foi levada até o Hospital Infantil de Joinville, mas não resistiu e morreu no local.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo do temporal na praia do Capri
O que é o temporal isolado que atingiu a praia
A praia atraiu banhistas porque o dia havia começado ensolarado e quente em São Francisco do Sul, porém, uma reviravolta no tempo causou um temporal isolado na praia do Capri por volta das 13h.
Bebê que desapareceu no mar e foi encontrada com vida após barco virar morre no hospital em SC
Conforme a Defesa Civil, as tempestades convectivas podem ocorrer de maneira isolada, e mesmo assim com forte intensidade. Estes sistemas são característicos dessa época do ano e podem ganhar força rapidamente em uma atmosfera aquecida e úmida (que é o caso do litoral). Nesse caso, a tempestade ainda se intensificou sobre o mar, bem próximo à costa, onde há maior disponibilidade de umidade.
No início da tarde o calor predominou na região, com temperaturas entre 33 e 36°C. O conjunto da atmosfera instável, com o calor e disponibilidade de umidade trouxe condições favoráveis para o desenvolvimento do temporal. De acordo com o monitoramento, a tarde apresentava baixo risco para ocorrências relacionadas. No entanto, essas condições não estavam completamente descartadas, sendo importante manter a atenção para mudanças súbitas no tempo e seguir orientações da Defesa Civil.
A partir disso, a Defesa Civil reiterou a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos. Em Santa Catarina, as pessoas podem receber alertas da Defesa Civil, emitidos a curto prazo, que são enviados por meio de mensagem de texto. Para receber os alertas, basta mandar o número do CEP de onde quer receber o alerta, por SMS, para o número 40199.
Continua depois da publicidade
Leia também
Bebê desaparece no mar após barco virar e é encontrado com vida em SC
Cem pessoas são resgatadas após barco sofrer pane e ficar à deriva no Rio Araranguá