As imagens de bandidos passando lentamente diante de uma viatura do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) após um assalto realizado em uma loja de games na rua Iririú, na zona Leste de Joinville, circularam pelas redes sociais e levantaram novamente a discussão sobre a atuação da equipe em relação à segurança pública.

Continua depois da publicidade

Nas imagens, os ladrões estacionam um carro na frente de uma loja, entram armados e anunciam o assalto.

Segundos depois, ao sair da loja, eles contam com a “gentileza” dos agentes de trânsito que param a viatura para que eles passem.

O dono da loja ainda correu para avisar os agentes, mas não conseguiu fazê-los parar. O trânsito segue e os ladrões fogem.

Segundo o dono da loja, que não quis se identificar, embora não soubessem que se tratava de um carro com assaltantes, os agentes teriam ignorado o pedido de ajuda.

Continua depois da publicidade

Num primeiro momento, o dono da loja confunde a viatura com a Guarda Municipal, que teria sim atribuições de segurança pública. Embora por lei seja uma atuação mais restrita ao patrimônio público (escolas, prédios, praças) e às pessoas que o usam, os agentes da Guarda Municipal poderiam impedir, junto com a PM, a fuga.

>> Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

O gerente do Detrans, Marcelo Danner, disse que a competência dos agentes de trânsito é somente controlar o trânsito, mas que eles parariam se tivessem percebido que havia uma emergência. Se a viatura fosse da Guarda Municipal, e eles tivessem visto, certamente os agentes atuariam para evitar a fuga, junto com a Polícia Militar.

Na manhã desta terça-feira, Danner determinou que as imagens feitas pela câmera da viatura (todas as viaturas têm câmeras de alta resolução) sejam vistas para ajudar a identificar os assaltantes que passaram em frente ao carro.

– Se eles tivessem visto que era um assalto, a orientação é acionar a base, que aciona o 190 da Polícia Militar – disse.

Continua depois da publicidade

O dono da loja não quis informar o valor do prejuízo com os equipamentos roubados, mas disse que tem esperança de que, como os ladrões agiram sem esconder o rosto, alguém possa reconhecê-los e a polícia possa recuperar a mercadoria. Ele evitou comentar a repercussão que o vídeo teve nas redes sociais.

Confira o vídeo do assalto: