Duas baleias-franca adultas foram avistadas na manhã de sábado (12), na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, Grande Florianópolis. Segundo o projeto ProFranca/Instituto Australis, responsável pelo monitoramento desses animais em Santa Catarina, estas são as primeiras baleias da espécie que aparecem no Estado em 2021.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
As baleias-franca costumam aparecer em Santa Catarina durante a temporada reprodutiva entre julho a novembro, com pico de ocorrência em setembro, porém algumas baleias podem chegar mais cedo, passar pela região, ou até mesmo já permanecer nas enseadas, no caso de fêmeas após o nascimento dos filhotes.
> Pescador é abocanhado e “cuspido” por baleia-jubarte
— A princípio não identificamos presença de filhote. Mas posteriormente quando o sobrevoo for realizado será possível verificar se estas baleias ainda estão em Santa Catarina e até mesmo se são mães grávidas, já que existe grande chance de serem avistadas no sobrevoo as mesmas acompanhadas de seus filhotes — explica Thaise Albernaz, Analista Ambiental do ProFranca/Instituto Australis.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo:
As imagens captadas serão analisadas e inseridas no Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Franca para verificar a identidade dos animais.
— Em 2021, provavelmente vamos receber a visita das baleias que estiveram aqui em 2018, uma vez que elas retornam para a área reprodutiva a cada 3 anos. Isso nos deixa bastante ansiosos já que 2018 foi a temporada recorde de ocorrência de baleias no sul do Brasil. Mas ainda é muito cedo para tirarmos qualquer conclusão essalta Eduardo Renault, Gerente do ProFranca.
— Nosso monitoramento terrestre terá início em agosto, quando teremos mais informações sobre a ocorrência da espécie na região e aí sim poderemos traçar hipóteses sobre o andamento desta temporada reprodutiva — completa.
> Baleia-jubarte faz “show particular” e encanta família em Florianópolis; veja o vídeo
Continua depois da publicidade
Com a chegada antecipada das baleias-franca no Estado, a Diretora do Projeto, Karina Groch, alerta para os cuidados com a navegação:
— Numa primeira análise das imagens obtidas foi possível observar em um dos indivíduos algumas cicatrizes, que serão analisadas para verificar a origem. Vale alertar para os cuidados com a navegação pela região a partir de agora, visto que a temporada parece estar começando um pouco mais cedo.
Leia também
Pescadores salvam baleia que estava enrolada numa rede em Penha; assista ao vídeo
Balé de baleia jubarte surpreende em Itajaí; vídeo
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
“Galo detido”: repórter da Band viraliza com crise de riso; veja vídeo