Uma água-viva de “rara aparição nas praias brasileiras” e considerada “muito perigosa por causa do envenenamento que causa” foi flagrada no mar em Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina. O registro foi feito por João André Baltazar, enquanto pescava, na quinta-feira (8).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Segundo ele, além da água-viva que gravou (assista vídeo abaixo), outra da mesma espécie foi pescada pela rede que lançou junto com o irmão. Depois de puxada para o barco, foi devolvida por eles ao mar. Ainda, conforme Baltazar, ela tinha cerca de 50 centímetros entre a cabeça e os tentáculos.

— Estava cheia de peixinhos ao redor e é bem bonita nadando — relatou.

Apesar de bonita, é altamente venenosa, conforme o oceanógrafo da Univali, Charrid Resgalla Júnior. A medusa é da espécie Tamoya haplonema e considerada muito perigosa.

Continua depois da publicidade

— Apresentam toxina forte com respostas na pele e marcas podendo ter reações sistêmicas: dor, náuseas e vômitos — disse o especialista.

Ainda conforme o oceanógrafo, a espécie é comum no Uruguai, onde a temperatura da água é bastante baixa. Em Santa Catarina, segundo ele, a “cubozoa”, como também é conhecida, pode aparecer no inverno, mas sem frequência.

O especialista também salienta que a espécie é da família de medusas que apresentam espécies muito venenosas em outras partes do mundo.

— Causam, inclusive, a morte.

Assista “passeio” da água-viva por Porto Belo

Leia mais

Vídeo mostra nascimento de gêmeo empelicado em Blumenau: “Estava dormindo”

Continua depois da publicidade

Músico de SC se emociona com solidariedade após casa pegar fogo: “Sentindo amor”