Em vídeo gravado nesta semana, moradores de Joinville registraram diversos peixes mortos no Rio Comprido, no bairro Comasa, próximo a ponte do local.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Nas imagens, é possível ver os animais boiando sobre a água. Além disso, em outra gravação, os moradores relatam pedaços de lixo e hortaliças estragadas no rio.

Veja os vídeos gravados pelos moradores

O que diz a prefeitura

Procurada pela reportagem da NSC TV Joinville na segunda-feira (3), a Prefeitura de Joinville disse que a Secretaria de Meio Ambiente (SAMA) não havia recebido nenhum registro.

Em nota nesta terça-feira (4), a prefeitura afirmou que um fiscal esteve no local durante a manhã, mas nenhum peixe morto estava mais no rio. Também afirmou que em outras vezes, a suspeita era de causas naturais, como alteração no pH da água ou ação da maré.

Continua depois da publicidade

Confira a nota completa:

A Secretaria de Meio Ambiente de Joinville informa que um fiscal esteve no endereço citado na manhã desta terça-feira (4/4), porém não foi mais vista a presença de peixes mortos no local.

Em outras situações semelhantes a essa em que os peixes da espécie sardinha do rabo amarelo foram avistados, a suspeita foi que o fenômeno tenha ocorrido por causas naturais, tais como alteração no pH da água ou ação da maré.

A Secretaria solicita que sempre que os moradores presenciarem situações como essa, façam o registro oficialmente nos canais de Ouvidoria da Prefeitura que é o aplicativo Joinville Fácil, pelo site joinville.sc.gov.br ou ainda pelo telefone 156.

Cabe ainda ressaltar que o descarte irregular de lixo no mangue é considerado crime ambiental. Recentemente, a Unidade de Obras Regional Leste fez o recolhimento de vários materiais descartado próximo a áreas de mangue no Comasa.

Continua depois da publicidade

Cabe destacar, que o zelo e cuidado com áreas comuns é responsabilidade de todos. Para móveis que não serão mais utilizados, como sofás, mesas, camas, colchões e armários, recomenda-se que o morador faça contato com a Ambiental pelo número (47) 3441-0400 e solicite a coleta especializada. Não há cobrança adicional pelo serviço. Já o serviço de coleta de resíduos comuns ocorre normalmente, portanto, basta o morador colocar na área de costume para que seja levado pelo caminhão da coleta.

AN 100 anos

Confira imagens do local

(Foto: Walter Quevedo/NSC TV Joinville)
(Foto: Walter Quevedo/NSC TV Joinville)
(Foto: Walter Quevedo/NSC TV Joinville)
(Foto: Walter Quevedo/NSC TV Joinville)

Para denunciar situações de descarte irregular de lixo, moradores podem comunicar a ouvidoria da prefeitura, no aplicativo Joinville Fácil, por e-mail ou no telefone 156.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

UPA Sul de Joinville tem pessoas deitadas no chão, corredores cheios e longas esperas

Disputa pela prefeitura de Joinville em 2024 não está nos planos de Cleverson

JEC Futsal recebe o Taubaté com desafio de manter a invencibilidade na Liga Nacional