Imagens de uma câmera de monitoramento mostram uma tentativa de furto de fios de energia perto da Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, no Estreito, na Grande Florianópolis, na madrugada deste domingo (10). A Celesc e a Guarda Municipal disseram que não foram acionadas na ocorrência.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Segundo moradores do bairro, a energia elétrica na região não foi afetada, mas equipes de telefonia passaram a madrugada e a manhã de domingo consertando a fiação em vários pontos da rua.
Nas imagens de segurança, é possível ver o momento em que um homem atravessa a rua e tenta fazer a primeira retirada dos fios. Em seguida, outro suspeito se junta para forçar o cabeamento e derruba a fiação no local. Antes de concluir a ação, um segurança privado do bairro aborda os homens, que saem em seguida sem levar o material.
Confira o vídeo
Moradores relatam medo e insegurança
Não é o primeiro caso que acontece na região. Desde agosto, moradores da parte Continental de Florianópolis relatam que os registros de furtos aumentaram. Câmeras de segurança flagram a ação de criminosos, que levam desde bicicletas até fiações de postes.
Continua depois da publicidade
Em menos de um mês, uma loja foi invadida e sofreu assaltos na mesma rua. A comerciante Kátia Luciano, que possui uma loja no bairro, diz que o medo e a insegurança afetam os lojistas.
— No Estreito, várias lojas já foram roubadas. Aqui está demais. Tem lojas que estão fechando por medo. Só peço que as autoridades coloquem mais monitoramento na região — diz a lojista.
Quem era o dono de churrascaria assassinado em Florianópolis
O caso com maior repercussão aconteceu em outubro, quando o dono de uma churrascaria no bairro Jardim Atlântico foi morto ao sair do restaurante. Ele foi surpreendido por dois assaltantes, tentou resistir e levou sete tiros. Dois suspeitos, um deles ex-funcionário da vítima, foram presos.
*Sob supervisão de Diane Ziemann
Leia mais
Combate à corrupção em SC prende 21 pessoas e faz apreensão milionária em 2023
Justiça intima Estado por atraso na licitação para obras no presídio de Araranguá