Um morador de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, registrou no jardim de casa um curioso flagrante de uma espécie de “falso beija-flor”. Trata-se, na verdade, de uma mariposa que tem a aparência e um estilo de voo parecidos ao do pequeno pássaro, com pulos ligeiros entre as flores.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo o biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), o inseto filmado na ocasião (veja vídeo logo abaixo) é uma mariposa do gênero Aellopos.
— Ela se parece com um beija-flor, e isso na biologia é chamado de mimetismo. Na verdade, é uma estratégia para confundir os predadores, que geralmente são aves insetívoras, que se alimentam de insetos. A ave vai chegar perto, vai achar que é um beija-flor e não vai acabar predando, não vai acabar comendo — explicou, antes de citar que várias partes do corpo do inseto se parecem com as da ave.
— Esse bico na verdade não é bico, é uma língua, chamada de probóscide, que as mariposas têm que lembram o bico das aves. Elas também têm uma cauda que é semelhante a dos colibris, que são os beija-flores, e também têm uma listra branca no dorso. Todas as características lembram um beija-flor — disse Raboch, que também falou sobre a alimentação do inseto.
Continua depois da publicidade
— As mariposas geralmente têm hábito noturno, mas essa é uma mariposa diurna, então ela se alimenta durante o dia. Ela se alimenta do néctar das plantas.
Veja vídeo do “falso beija-flor” em SC
Leia mais
VÍDEO: Jacaré resiste a tiros e volta à natureza em Florianópolis após reabilitação
Dois em cada três focos do mosquito da dengue em Joinville ficam em casas, diz estudo