Um leão-marinho chamou a atenção dos moradores de São Francisco do Sul, na região entre a Prainha e a Praia Grande. O animal está na cidade desde o dia 3 de agosto, quando foi visto por surfistas e pessoas que caminhavam pelo local. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com informações do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), da Univille, o animal é fêmea e primeiro foi avistada no costão rochoso da Prainha. Depois, foi para a Praia Grande, ambiente mais tranquilo e com menor presença de pessoas.

Já conforme os veterinários da unidade de estabilização de animais marinhos da Univille, o leão-marinho está magro, mas responsivo, com boa mobilidade e sem ferimentos. A princípio, o grupo acredita que ela estava repousando na região, após uma longa viagem, já que o animal deve ter saído da Argentina ou Uruguai, local comum para reprodução da espécie. 

Desde o início do PMP Univille, em agosto de 2015, esta foi a primeira vez  que uma fêmea de leão-marinho foi vista na região. 

Continua depois da publicidade

Caso os moradores vejam o leão-marinho, a recomendação é evitar contato com animais domésticos e nem alimentá-lo. 

O Projeto de Monitoramento de Praias é uma atividade desenvolvida com parceria da Petrobras, Ibama e tem o objetivo de avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos nos mares.

Leia também

Cidade de SC estuda viabilidade de alargamento em trecho de praia

VÍDEO: Pescadores encontram baleia nadando com filhote em praia de SC: “Olha o tamanho”

Praia de SC inaugura projeto com investimento milionário do Japão para tratamento de esgoto