Luzes azuis fluorescentes foram registradas nas ondas da Praia da Ribanceira, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. As imagens foram capturadas por Luan Machado de Oliveira, morador da cidade, na noite dessa quinta-feira (4), e repercutiram nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O fenômeno é conhecido como bioluminescência. As microalgas fitoplanctônicas são responsáveis por deixar a água com esse brilho único e azulado, o que impressiona quem tem a oportunidade de presenciar.
Homem que mandou matar “concorrente” do tráfico é condenado a 21 anos de prisão em SC
Em julho do ano passado, outro registro semelhante foi feito em Florianópolis. Imagens, capturadas pelo clube de canoagem havaiana Kanoa Sambaqui, na Baía Norte da Capital, mostravam o mar em tom azul fluorescente.
Continua depois da publicidade
Entenda o fenômeno
O fenômeno pode ocorrer em todo país, mas acontece com maior frequência na região Sul e Sudeste do Brasil, devido à alta sazonalidade das águas.
Quando essas microalgas apareceram na Capital, o professor Leonardo Hörig, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Oceanografia Biológica, falou ao NSC Total.
— A bioluminescência acontece em diversas épocas do ano, mas é mais comum logo após o inverno e início da primavera, pelo incremento da luz, pelo aquecimento das águas e por uma conjunção de fatores meteorológicos e antropogênicos (causados pela atividade humana) — explicou na oportunidade.
Assista ao fenômeno das luzes azuis fluorescentes
Leia mais
Mulher que matou gato a machadadas é suspeita de incendiar veículos e construções no Sul de SC
Continua depois da publicidade
Funcionário do Samu morre em acidente a caminho do trabalho no Sul de SC