Um meteoro muito brilhante, chamado de bólido, foi visto em Santa Catarina e em outros três estados nesta semana. O fenômeno de cor verde atravessou o céu e foi registrado pela estação de monitoramento da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), em Monte Castelo, no Norte de SC, às 20h58min da última terça-feira (5).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Bramon, além do registro no céu de Monte Castelo, o fenômeno foi observado por pessoas em Joinville, Curitiba (PR), Nhandeara (SP), Pardinho (SP), São Paulo (SP), Canitar (SP) e Patos de Minas (MG).
De acordo com as estações de monitoramento, a velocidade do fenômeno foi de mais de 110 mil km/h. Uma análise inicial feita a partir do cruzamento dos dados dessas estações indicou que o meteoro ocorreu sobre o Paraná. O brilho começou sobre o município de Cerro Azul e desapareceu sobre o município de Castro, a 36 km de altitude 2,5 segundos depois.
Como os meteoros acontecem
Os estudiosos explicam que meteoros são fenômenos luminosos causados por objetos que entram na atmosfera da Terra. E essa entrada acontece de forma frequente.
Continua depois da publicidade
— A Terra está em órbita do Sol, mas não está sozinha. Além dos outros planetas, temos outros objetos no Sistema Solar e esses objetos são pedaços de pedras, literalmente, e têm vários tamanhos. De tempos em tempos, eles cruzam o caminho da Terra e caem sobre a Terra — afirma Alexandre Zabot, professor de Astrofísica da UFSC.
O que as pessoas conseguem enxergar é o momento em que o objeto explode, o que causa um efeito luminoso no céu.
Veja o vídeo do meteoro
Leia também
Idosos representam 81% das mortes por dengue em Joinville
Exigência de exame toxicológico para renovação de CNH é confirmada pelo STJ
Preço de passagens dificulta retomada do turismo, aponta associação de agências de viagens