Um meteoro “bola de fogo” de cor esverdeada foi visto no céu de Santa Catarina por volta das 4h57 deste domingo (22). O fenômeno luminoso também chamado de “fireball” foi registrado por pelo menos três estações da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) e a estação localizada em Monte Castelo, Norte do Estado, flagrou o meteoro se deslocando na direção Leste. Ao todo, mais de cem registros foram feitos entre a noite deste sábado (21) e a madrugada deste domingo. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com o astrônomo amador Jocimar Justino Souza, membro da Bramon, dados iniciais indicam que a bola de fogo começou a brilhar na cidade de Guabiruba, a uma altitude de cerca de 84 Km. Depois, o meteoro passou sobre Brusque, Tijucas e desapareceu a uma altitude de aproximadamente 52 km, próximo às Ilhas do Arvoredo, já no Oceano Atlântico.

Esta é a segunda vez que um meteoro com luz esverdeada passou por Monte Castelo no período de uma semana. Na última terça-feira, uma bola de fogo passou pelo céu da cidade por volta de 18h57 e também foi flagrado em vídeo; veja:

 — A cor verde geralmente é um indicativo de que o fenômeno ocorreu nas camadas mais altas da atmosfera. Quando ele chega nas camadas mais baixas, a tendência é que ele fique com a cor amarelada, mas há exceções. A cor também pode estar relacionada com a composição química dessa rocha espacial, mas isse é um fato que precisa ser melhor estudado. É difícil analisar só pela imagem — relata Justino. 

Continua depois da publicidade

O trajeto visível do meteoro durou cerca de 3,3 segundos e a velocidade observada foi de mais de 72 mil quilômetros por hora.  

O que são meteoros

Segundo especialistas, os meteoros são fenômenos luminosos causados por objetos que entram na atmosfera da Terra e essa entrada acontece de forma bastante frequente.

— A Terra está em órbita do Sol, mas não está sozinha. Além dos outros planetas, temos outros objetos no Sistema Solar e esses objetos são pedaços de pedras, literalmente, e têm vários tamanhos. De tempos em tempos, eles cruzam o caminho da Terra e caem sobre a Terra — afirma Alexandre Zabot, professor de Astrofísica da UFSC.

O que as pessoas conseguem observar é o momento em que o objeto explode, o que causa um efeito luminoso no céu. 

Continua depois da publicidade

Leia também

“A gente não quer colocar fogo no parquinho”, diz Mourão em SC sobre atrito com o STF

Estado de emergência por Covid-19 termina oficialmente no Brasil

Mulher faz festa de “descasamento” com vestido de rainha no Paraná