Uma máscara de tecido gigante, produzida por uma empresa de Navegantes, ficará exposta entre os dias 28 e 31 deste mês em um terreno da cidade, às margens da BR-470. Medido nesta terça-feira (19), o acessório tem 40,88 metros de largura e 16,20 de altura. Duas carretas ficaram sobre o enorme equipamento de proteção para dar uma ideia do tamanho (veja o vídeo abaixo).

Continua depois da publicidade

​​​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

A máscara feita em malha dupla será instalada às margens da rodovia para conscientizar sobre a importância da proteção individual. A confecção iniciou há duas semanas e deve ser concluída nos próximos dias. Depois da exibição, o equipamento será transformado em até 10 mil máscaras de tamanho padrão que serão distribuídas gratuitamente à população de baixa renda e aos profissionais de comunicação.

— Segundo nossas pesquisas é a maior (máscara) já produzida no mundo. Realizamos a medição oficial para que todos tenham a dimensão do tamanho final —, disse o diretor da Equilibrios, responsável pela iniciativa, Rogério Tomaz Corrêa.

Esta não é a primeira vez que a empresa atua em um projeto de grandes proporções. Em 2014, a Equilibrios produziu a maior camiseta do mundo, que rendeu um registro no Guiness Book of Records. Ela foi dividida, depois, em camisetas “normais” e vendidas com parte da arrecadação destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Continua depois da publicidade

Segundo o empresário, as máscaras de tecido reduzem o índice de descarte em 85%. Para torná-las mais sustentáveis, a indústria de Navegantes produz as máscaras com tecido que é composto de algodão (50%) e material feito a partir de garrafa pet (50%).

Exposição

A estrutura para comportar a Máscara Gigante vai contar com mais de 20 contêineres. A altura vai ser semelhante a um prédio de 6 andares. Quem passar pela BR-470, no km 9, verá a máscara de longe, com as frases “Todos contra a COVID-19” e “Unidos somos um gigante!” estampadas. O local será aberto para que as pessoas possam acessar o espaço e fotografar a máscara sem precisar sair dos veículos.

Ela terá a ilustração de cinco pessoas unidas, representando os continentes. Além disso, o carimbo das palmas das mãos de todos os colaboradores envolvidos na fabricação estará nas extremidades do tecido.