Uma macaco-prego “invadiu” o escritório de uma casa, fez a maior bagunça e foi parar no ombro do biólogo durante o resgate em Jaraguá do Sul. Após a brincadeira, o animal foi recolhido e levado para atendimento veterinário. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Preguiça de ir ao mercado faz joinvilense montar negócio de vendas online com amigos

Segundo o biólogo Chistian Raboch, responsável pelo recolhimento, quando ele chegou ao local, o macaco estava “pulando de mesa em casa”.

“Eu fui chegando perto, conversando com ele para ver se não estava muito assustado. Quando eu vi, o bicho subiu em cima do meu ombro”, relatou em vídeo publicado nas redes sociais na noite de terça-feira (15).

Continua depois da publicidade

Por estar bastante calmo e ter se aproximado de Raboch, o profissional acredita que o animal silvestre tenha sido domesticado e, possivelmente, tenha fugido do cativeiro. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) foi comunicado e informou que acompanha o caso.

— O macaco-prego é uma espécie de primata silvestre, protegia por lei. Existe macaco-prego legalizado, mas é muito caro, em torno de R$ 40 mil. Quem perdeu um macaco assim, provavelmente iria atrás. Então, provavelmente tinha ele de forma ilegal — disse ao g1.

Conforme o IMA, para adquirir um macaco-prego, é necessário que ele venha de um criadouro autorizado. O comprador também precisa ter em mãos documentos que comprovam a tutela. Em nota, o órgão informou que “está em comunicação direta com a Fujama para definir avaliação da saúde do animal, que deverá se feita por médico veterinário”.

Após os exames, será definido o encaminhamento dele, que pode ser “para soltura, ou para o CETAS, ou para qualquer outra categoria de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro, como zoológicos ou mantenedores de fauna”, termina o texto.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo

Leia também

Quem é o coach dono de clínicas de luxo em Balneário Camboriú e Joinville preso em operação

Ladrões invadem prédio público, estouram caixa eletrônico e levam carro da prefeitura em SC

FOTOS: Bar de Joinville cria drinks inspirados em filmes clássicos da Disney