Um líquido vermelho na calçada do Hospital Santa Isabel (HSI), em Blumenau, chamou a atenção neste domingo (5). Um vídeo enviado enviado ao Santa mostra o material escorrendo do depósito de lixo para a área por onde passam pedestres. A moradora que fez as imagens ficou preocupada em ser sangue ou algo infectado, que colocasse em risco à saúde das pessoas. O HSI garante que não.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O hospital informou que, na verdade, no local mostrado nas imagens, ficam os resíduos da cozinha e o líquido visto na calçada seria do cozimento de beterraba. A lixeira fica às margens da rua justamente para que a coleta da prefeitura passe e recolha. Conforme o HSI, o lixo biológico, como lâminas, seringas ou outros que contenham sangue e tecidos, são armazenados na área interna e sem acesso da população.
Esse material biológico é recolhido por uma empresa especializada.
Para evitar confusão, o hospital vai mudar a placa de identificação da área de lixo orgânico, para que a comunidade saiba se tratar de resíduos apenas da cozinha.
Continua depois da publicidade
O setor de fiscalização sanitária de estabelecimentos de interesse da saúde, da prefeitura de Blumenau, informou que não recebeu denúncias sobre a situação. Disse que faz constante fiscalização nos hospitais e que a comunidade pode ligar para a ouvidoria, no telefone 156, em caso de suspeita de irregularidade.
Vídeo mostra líquido na calçada
Leia mais
Aranha com veneno mortal é capturada em casa do Alto Vale do Itajaí
Imagens mostram dimensão da nova cratera aberta na BR-470, entre Indaial e Blumenau