Um lagarto originário da África foi encontrado e resgatado em São Francisco do Sul nesta segunda-feira (27). O animal exótico estava em meio a produtos importados dentro de um contêiner vindo da Flórida, nos Estados Unidos. O resgate foi realizado pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A equipe de resgate foi acionada por pessoas que encontraram o animal no local. Segundo o GOR, o lagarto media cerca de 18 centímetros. Após o resgate, o animal foi recolhido e passou pela identificação do biólogo do grupo, Carlos Alberto Rocha.

Veja fotos do resgate:

Em consulta a documentos e registros fotográficos, foi confirmado que trata-se da espécie Agama aculeata, que vive no continente africano, mais especificamente nos países como Namíbia, África do Sul, Angola, entre outros. A espécie é facilmente encontrada em savanas, um bioma de região tropical com clima seco. 

Continua depois da publicidade

O gênero Agama possui mais de 30 espécies de lagartos africanos, com cauda longa e insetívoros, ou seja, que se alimentam principalmente de insetos.

O contêiner veio da Flórida (EUA), onde os lagartos desta espécie foram introduzidos de forma irregular após seus donos deixarem os animais de estimação escaparem ou até mesmo soltarem na natureza.

Cuidado no resgate e soltura do animal

O lagarto resgatado no contêiner importado é considerado exótico, pois não é nativo do Brasil. Segundo o grupo de resgate, neste caso a orientação é acionar profissionais para a identificação da espécie. A soltura de um animal em habitat inapropriado pode trazer sérios riscos, tendo potencial de levar à extinção algumas espécies, superpopulação de outras e o desequilíbrio na cadeia alimentar.

Veja o vídeo:

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Puma ataca fazendas de SC? O que é real ou fake sobre vídeos que viralizaram

Como lanchonete de família em SC se tornou o primeiro restaurante em contêiner do Brasil