O encontro de uma jararaca assustou moradores de uma casa em Florianópolis na tarde desta quarta-feira (3). O animal foi localizado dentro de uma máquina de lavar, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Apesar do susto, ninguém foi ferido.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O caso ocorreu por volta das 17h30min, no bairro João Paulo. Conforme a equipe, o animal de aproximadamente 12 centímetros estava nos fundos do eletrodoméstico na área de serviço da casa. Três pessoas moram no local.

VÍDEO: Carreta com 37 toneladas de soja fica sem freio e escapa de acidente na BR-376

Um instrumento parecido com uma pinça foi usado para pegar a jararaca e colocá-la dentro de uma caixa. Após o resgate, a cobra foi solta em um local adequado.

Continua depois da publicidade

Confira o momento do resgate

De acordo com o Instituto Butantan, as jararacas são as maiores causadoras de acidentes com cobras no país. Em entrevista ao g1 SC, o biólogo Christian Raboch explicou que a espécie é comum em ambientes urbanos, além de ter hábitos noturnos. Por isso, algumas dicas são importantes para evitar a presença do animal.

Características das cobras peçonhentas e não venenosas de Santa Catarina

— Eu sempre falo para as pessoas que moram perto de uma área de mata para deixar o quintal o mais limpo possível, sem entulho, sem resto de alimento no chão, para não atrair rato, barata, enfim, outros animais. E se mora perto de mato, também é importante, às vezes, até colocar isolador por baixo da porta, para evitar que algum animal acabe entrando ali, ou até mesmo tela em janelas para evitar. A serpente é difícil, mas aranhas acabam entrando dentro da casa — diz.

O que fazer em caso de picada?

  • Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar a área e resultar até em amputação;
  • Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
  • O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará para a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Leia também

Conhecimento e preconceito sobre cobras

Bolão de SC que levou Mega da Virada teve desistência e premiados com “corda no pescoço”

FGTS já tem saque-aniversário de 2024 liberado; veja calendário