Um jacaré foi gravado enquanto nadava no mar próximo a banhistas, na Praia da Daniela, no norte de Florianópolis, no último domingo (14). A cena foi gravada por uma turista (assista abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em entrevista ao g1SC, Carolina Macanhão disse que o flagrante aconteceu no mesmo dia em que um jacaré cruzou a faixa de areia em meio aos guarda-sóis e cadeiras, também na Praia da Daniela.

— Eu acredito que pode ser o mesmo. Porque esse jacaré que filmei é filhote, e aquele [do registro anterior] parece ser filhote também — comentou.

VÍDEO: Jacaré cruza praia e passeia por banhistas em Florianópolis

Continua depois da publicidade

— Quando filmei, não tinha tanta gente [em volta] assim. Pode ser que, numa parte da praia que estava mais movimentada, ele apareceu, saiu da vegetação, e eu o encontrei já nadando no mar — afirmou Carolina.

Conforme o biólogo Alex Bergmann, especialista em répteis, os jacarés-de-papo-amarelo, espécie do animal gravado no mar, costumam ficar em água doce. No entanto, registros como o de Carolina também podem ocorrer no litoral.

— Como em Florianópolis tem muito mangue, muita interação da água doce com salgada, eles acabam adentrando baías e, pela foz dos rios, acabam chegando até o mar — explica.

VÍDEO: Caminhão betoneira tomba em viaduto e vai parar em canteiro em Florianópolis

O movimento é mais comum em épocas de chuva forte, de acordo com Bergmann.

— Acabam indo com a correnteza e permanecem pelo mar até achar o local que eles vão ficar. Às vezes há o simples fato de dispersão: saem de um rio e vão pelo mar até achar um um outro riacho, um outro ribeirão — contextualiza.

Continua depois da publicidade

Caminhando entre banhistas

Também filmado no domingo, um registro de jacaré caminhando entre banhistas já havia repercutido nas redes sociais (assista abaixo).

Segundo Bruno Damasceno, que flagrou o momento, o animal saiu da área de mata e se dirigiu ao mar.

— Todos ficaram impressionados — disse.

No vídeo é possível observar o réptil se aproximar de cadeiras e de um guarda-sol instalados mais próximo da água.

De acordo com Damasceno, o animal foi para o mar e depois desapareceu. É comum a aparição dos jacarés na Praia da Daniela, que já foram flagrados também em calçadas e na frente de residências.

O que fazer ao encontrar um jacaré

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) recomenda que os banhistas, ao verem um jacaré na areia, mantenham distância e não alimentem o animal.

Continua depois da publicidade

Com geada e -3ºC, SC bate novo recorde e tem novo amanhecer mais frio do ano

Caso o réptil esteja fora do habitat natural ou em algum local que ofereça perigo para ele, a Floram orienta que a pessoa chame órgãos ambientais, como a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.

Leia também

Tradicional evento de inverno do Greenvalley tem data anunciada e DJs confirmados para festa

“O homem dos porquês”: relembre reportagem sobre a história de Adalberto Day em Blumenau