Após uma sequência de ligações alertando sobre um incêndio na floresta de restinga da Praia do Moçambique, em Florianópolis, os bombeiros militares da cidade organizaram uma verdadeira força-tarefa para combater o fogo. Os trabalhos começaram na manhã deste domingo (29), quando a ocorrência foi denunciada pela população.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ainda não se sabe o que explica as chamas, mas há grandes chances de tenha sido causa humana, já que não choveu na Ilha neste fim de semana (descargas elétricas podem resultar em incêndios florestais, por exemplo). O fato é que os bombeiros estão nas proximidades do final da Estrada da praia na região Norte desde o início da manhã.

A aeronave do Arcanjo-01 sobrevoou a área para fazer a primeira varredura do local (assista ao vídeo abaixo). Equipes da Barra da Lagoa e da Grande Florianópolis foram mobilizadas e conseguiram controlar o fogo. “O esforço conjunto envolve três viaturas de busca e resgate equipadas com drones, uma ambulância para suporte e um caminhão de combate a incêndios, somando cerca de 15 bombeiros”, informou a corporação.

A expectativa é que até o meio-dia o combate seja finalizado. Ainda não se sabe, porém o tamanho da área afetada. Nesse local, a chamada floresta de restinga (por serem árvores mais altas), possui plantas nativas e até algumas exóticas.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da ocorrência

Assista ao vídeo do incêndio

Leia mais

Quais as propostas dos candidatos a prefeito de Florianópolis para o meio ambiente