Dois bebês passaram por uma cirurgia ainda dentro da barriga da mãe, na segunda-feira (3), em Florianópolis. O procedimento foi essencial para garantir a sobrevivência dos pequenos catarinenses. As imagens divulgadas pela equipe médica mostram o momento em que o fetoscópio é introduzido na barriga da mãe e o cateter para cauterizar os vasos sanguíneos é inserido através dele.

Continua depois da publicidade

A cirurgia foi necessária para corrigir a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal, uma complicação que pode ocorrer nas gestações de gêmeos que estão dividindo a mesma placenta, porém em bolsas diferentes. Sem a intervenção, um dos bebês recebia mais fluxo sanguíneo e por isso estava com o desenvolvimento mais avançado.

Para realizar o procedimento, o fetoscópio foi trazido de São Paulo para Santa Catarina. Por meio deste equipamento, não é necessário o corte do abdômen da mãe para intervenção nos bebês.

Em Santa Catarina, a cirurgia já havia sido realizada em Blumenau. Em Florianópolis, é uma iniciativa para que as mães que precisam passar pelo procedimento ainda durante a gestação não precisem viajar até São Paulo. A paciente ficará internada por 36 horas na clínica Santa Helena.

Confira as imagens da cirurgia:

Leia as últimas notícias do NSC Total​

Continua depois da publicidade

​​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.