O rompimento do dique de um açude em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, causou um rastro de destruição na tarde deste domingo (26). Casas, comércios e plantações foram afetadas pela enxurrada. Ninguém ficou ferido, segundo a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O caso ocorreu no bairro Olho d’Água, por volta das 13h40min. Conforme o órgão municipal, no local existiam três açudes formados em decorrência da extração de areia e que eram envoltos por diques e taludes, que represavam a água. Neste domingo, uma das estruturas rompeu e extravasou a água de dois açudes.

Pai e filho desaparecem no Rio Itajaí-Açu após canoa virar; bombeiros fazem buscas

Por conta da força da água, uma enxurrada foi criada e atingiu casas, empresas e comércios locais. Muros também foram arrancados. Uma mulher, de acordo com a Defesa Civil, teve que ser retirada de casa após o incidente. Além disso, dois pontos da rodovia que corta o bairro foram isolados.

Continua depois da publicidade

— Eu estava fazendo a irrigação dos morangos e quando cheguei próximo à cozinha, vi que água estava descendo. Não deu tempo de nada. Quando eu vi, a água estava invadindo tudo — conta uma das moradoras da região.

Confira imagens do rompimento

A enxurrada também deixou a região sem energia elétrica. Equipes da Defesa Civil trabalham no restabelecimento. Houve desabastecimento de água, que deve ser normalizado ainda nesta segunda-feira (27).

Segundo o órgão municipal, a empresa responsável pelo açude foi acionada para mitigar os danos, principalmente para evitar que o terceiro açude seja comprometido. Ainda não foi feito o levantamento dos danos causados pelo rompimento.

— O prejuízo foi grande. Vamos romper a tubulação e fazer uma nova, um serviço paliativo para que depois outras providências sejam tomadas — explicou o secretário de Infraestrutura de Jaguaruna, Márcio Teixeira.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da situação

Leia também

Sob pressão por obras contra enchentes, SC define prazos para minibarragens e dragagem

Como está o bebê que nasceu com 28 centímetros e chegou a pesar 430 gramas em Blumenau