Um homem foi flagrado por câmeras de vigilância instaladas em uma rua no Centro de Lages, na Serra Catarinense, enquanto furtava justamente os equipamentos que registraram toda a cena.

Continua depois da publicidade

As imagens, que mostram claramente o rosto e as características físicas do suspeito, serão entregues à polícia, que deve identificar o indivíduo a qualquer momento sem maiores dificuldades.

O fato ocorreu na noite deste domingo na Rua Quintino Bocaíuva. As duas câmeras furtadas estavam instaladas em um estacionamento e pertenciam a comerciantes da região.

Curiosamente, o aparelho que flagrou o furto foi o mesmo que registrou um ato de vandalismo no fim do ano passado, quando o motorista de um caminhão arrancou com as mãos uma placa de trânsito para poder estacionar em local proibido. O fato ganhou repercussão nacional.

O mais novo flagrante ocorreu precisamente às 21h42min de domingo. As imagens mostram o homem chegando sozinho e subindo no muro. Enquanto retira uma câmera, a outra grava toda a cena.

Continua depois da publicidade

Em menos de um minuto, os dois aparelhos são retirados e o suspeito foge. O que ele não esperava é que as imagens que mostram exatamente quem ele é chegariam à imprensa e à polícia já no dia seguinte.

Um dos comerciantes que utiliza as câmeras para monitorar a rua registrou Boletim de Ocorrência na tarde desta segunda-feira, e os investigadores da Polícia Civil não devem ter muito trabalho para identificar o suspeito.

– As imagens ajudam muito, e pelo modo de agir, é bem possível que o indivíduo já seja conhecido da polícia -, diz o delegado Raphael Bellinati.

O delegado explica que, como não houve flagrante e o crime é de menor potencial ofensivo, o suspeito, assim que identificado, deve responder ao inquérito em liberdade. Porém, caso seja encontrado com as câmeras, pode ser preso em flagrante ou, então, mediante mandado eventualmente expedido pela Justiça.

Continua depois da publicidade