Um homem de 48 anos caiu durante um voo de parapente em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e precisou ser resgatado de helicóptero neste sábado (27). Vídeos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mostram a ação de resgate no Morro da Queimada. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O piloto de parapente caiu em mata de difícil acesso logo após decolar e estava próximo da rampa de salto. Por volta das 15h45min, a aeronave Arcanjo-05 foi acionada para fazer o salvamento. 

O helicóptero decolou e fez um sobrevoo para localizar o homem no meio das árvores. Após identificar o local da queda, a equipe médica desembarcou e o helicóptero foi preparado para o procedimento de rapel. 

Nesse tipo de ação, o resgatista desce da aeronave sustentado por um cabo para acessar a vítima. Depois de avaliar a saúde e condição física do resgatado, o bombeiro instalou o triângulo de resgate e, na sequência, executou a extração da vítima do local.

Continua depois da publicidade

Em seguida, o resgatista e a vítima foram içados pelo helicóptero até o topo do morro. Lá, a equipe médica recebeu o paciente e iniciou a avaliação médica. O homem de 48 anos não sofreu lesões graves. O atendimento foi finalizado e a vítima foi liberada no local.  

Ao fim da ocorrência, as equipes do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMSC e Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU) embarcaram na aeronave e retornaram a base.

Veja o vídeo de resgate do piloto de parapente em SC

Leia também

“Declínio brusco de temperatura”, alerta Defesa Civil de SC para os próximos três dias

Assassinato em Palhoça motiva operação que acaba com quatro presos e drogas apreendidas

Vídeo flagra atropelamento de motociclista e guarda municipal em Florianópolis