Quatro policiais militares de Blumenau viralizaram nas redes sociais ao dançar uma coreografia animada da música “Waka Waka”, da cantora colombiana Shakira, para quase 2 mil crianças. O momento ocorreu durante uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Brusque.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

No vídeo, é possível perceber que as crianças se empolgaram com a dança e começaram a seguir o ritmo dos policiais, que chegaram a deitar no chão e fazer uma “bicicleta humana” como parte da coreografia.

O evento de solenidade ocorreu na noite de sexta-feira (1°), quando foram entregues os certificados do Proerd aos alunos que participaram do programa em 2023. Ao todo, 1.704 alunos do 5º ano do ensino fundamental, 70 do Proerd Kids e 23 do Proerd Pais completaram o curso e receberam de presente o mascote de pelúcia da organização.

Circuito de palestras antidrogas da Alesc vai às escolas de SC

Continua depois da publicidade

A formatura contou ainda com a presença do comandante do 18° Batalhão da PM, tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, entre outras autoridades civis e militares, professores, pais e familiares.

O que é o Proerd?

Criado em 1992 para conscientizar e informar as crianças e adolescentes de todo o Brasil sobre os riscos do consumo e da dependência às drogas, o Proerd é um programa educacional que teve origem em um modelo semelhante da Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983.

Atualmente, ele é desenvolvido em mais de 58 países.

Aluno de Blumenau sobe ao palco e interpreta música do Proerd em Libras

De acordo com o Ministério da Educação, o Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários e capacitados pedagogicamente. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Em Santa Catarina, o programou teve os primeiros passos em Lages, na região da Serra, em 16 de março de 1998. Nesses 25 anos, ao menos 1,3 milhão de crianças se formaram pelo Proerd no Estado.

Continua depois da publicidade

Leia também

Droga é encontrada em mascote de pelúcia do Proerd em SC

Ex-aluno do Proerd conta como escolheu carreira na Polícia Militar em Joinville

Florianópolis é a capital com maior proporção de adolescentes que usaram drogas ilícitas