Um helicóptero de mais de R$ 2 milhões foi apreendido pela Polícia Civil de Santa Catarina nesta quinta-feira (7). Segundo as investigações, a aeronave seria de uma organização criminosa suspeita de integrar um esquema de lavagem de dinheiro e foi adquirida por meio do tráfico de drogas. Carros de luxo e imóveis também foram recolhidos durante a ação.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O helicóptero Robinson R44ll foi encontrado em um hangar particular em Osasco, São Paulo. De acordo com o delegado Jeferson Prado, da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Dlav/DEIC), o valor da aeronave foi considerado em uma análise preliminar. Agora, uma nova vistoria será feita para identificar quanto ela custa de fato.
Confira imagens da ação
A ação é um desdobramento da Operação Cifra Oculta, deflagrada na terça-feira (5). A investigação apurou um esquema de lavagem de dinheiro decorrente de diversos crimes, principalmente o tráfico de drogas. O grupo usava pessoas como laranjas para movimentar criptomoedas e contas bancárias, além de utilizar empresas fantasmas e pessoas jurídicas para a mescla de valores e dissimulação de lucros e dividendos. Também eram adquiridos bens de luxo.
Continua depois da publicidade
Líder de grupo criminoso que traficava armas e ostentava vida de luxo é preso em SC
Ao todo, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e outros quatro estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pará. Além disso, houve o sequestro de 24 veículos de luxo — como Mercedes, BMW e Range Rover — imóveis, saldos em contas bancárias e cerca de R$ 50 milhões em criptomoedas.
Participaram da operação as Polícias Civis de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do Pará. Também as delegacias especializadas da Deic, Diretoria de Inteligência, CORE e do Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Dinheiro, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Confira detalhes do helicóptero
Leia também
Como uma “tropa” de gansos ajuda a evitar fugas em presídio de SC
Tensão sobre prisões de SC cresce com lotação, denúncias de tortura e estrutura precária