O cantor Gilberto Gil foi atacado verbalmente por torcedores brasileiros no Catar enquanto chegava para assistir à estreia do Brasil na Copa do Mundo, em jogo contra a Sérvia. O artista estava acompanhado de Flora Gil e foi recebido com palavrões.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Em vídeo publicado nas redes sociais é possível ver o momento em que os dois se dirigem à arquibancada e são abordados pelos torcedores, que afirmam: “Vamos, Lei Rouanet. Vamos, Bolsonaro”, fazendo referência à lei de incentivo a projetos culturais. Gil também foi xingado em palavrões vindos do torcedor que gravava o vídeo.
O artista permanece sendo hostilizado durante toda a gravação, mas não responde aos insultos.
Após a divulgação do vídeo, Gilberto Gil recebeu apoio de políticos como Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos que publicou o vídeo, e artistas como Caetano Veloso.
Continua depois da publicidade
— Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos — escreveu Caetano em sua conta no Twitter.
Meu irmão na música e na vida, @GilbertoGil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos.
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) November 27, 2022
Preta Gil, filha do cantor, também se posicionou pela internet e pediu respeito pelo pai.
Respeitem Gilberto Gil pic.twitter.com/1ZA3FQxdgZ
— Preta Gil (@PretaGil) November 27, 2022
Veja vídeo em que Gilberto Gil aparece sendo utilizado
Criminosos hostilizaram @gilbertogil , a quem presto toda a minha solidariedade. Um artista de 80 anos sendo vítima de golpistas. Vamos denunciar e cobrar punições da FIFA. Já passou da hora dessa gente ir para o lugar que merece: CADEIA! pic.twitter.com/ONu5zwaW94
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 27, 2022Continua depois da publicidade
*Com informações do g1.
Leia também
Pedido de casamento durante jogo do Brasil surpreende jovem de SC: “Fiquei em choque”
Assassinato, ônibus queimados e tensão: onda de terror em SC completa 10 anos