O vídeo de um gambá “se fingindo” de morto durante o resgate em uma casa em Jaraguá do Sul, viralizou nas redes sociais no fim de semana. A publicação é de sábado (27) e ultrapassou 2 milhões de visualizações nas redes sociais até esta terça-feira (30).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo o biólogo Christian Raboch ao g1 SC, a estratégia usada pelo animal é conhecida como tanatose, e é utilizada por algumas espécies para enganar os predadores.

AN 100 anos

De acordo com o profissional, que atua em resgates pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), antes da tanatose os animais costumam usar outra tática, que é soltar um cheiro ruim.

Continua depois da publicidade

— Ele solta um cheiro por uma glândula perianal, que é um líquido com cheiro forte que serve para espantar o predador, ou ameaça que está por perto. Caso não funcione ele se finge de morto — explica.

Durante a gravação feita por Raboch, responsável pela captura do animal, o gambá aparece imóvel enquanto que o profissional o cutuca, como se tentasse acordá-lo.

Com o corpo encolhido, ele é solto no chão e segue sem se mexer, até que o biólogo posiciona o celular em frente ao gambá e se afasta. Logo em seguida, o bicho levanta com cautela, olha em volta e sai.

Veja o vídeo do gambá durante a captura

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Fuzileiros da Marinha farão treinamento em porto de Santa Catarina

Empresário que planeja a “nova Gramado” em SC primeiro busca inspiração perto de casa

19ª Feira do Livro de Joinville começa nesta quinta com escritores premiados; veja a programação