O furacão Milton, reclassificado como categoria 4 pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), foi filmado pelas câmeras externas da Estação Espacial Internacional (ISS) na manhã desta terça-feira (8). De acordo com a Agência Espacial Norte Americana (NASA), o furacão foi filmado enquanto passava pelo Golfo do México.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Milton estava com ventos de 233 km/h e se move na direção leste a nordeste, em direção à costa oeste da Flórida.

“Hotéis e postos lotados”: Estudante de Florianópolis vai enfrentar furacão Milton em casa

Além dessa gravação, nas redes também circula um vídeo feito pelo astronauta Matthew Dominick, em que mostra o tamanho e o olho do furacão. “Aqui está a vista pela janela da Dragon Endeavour”, escreveu Dominick.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo publicado pela NASA


Furacão Milton

O furacão Milton chama atenção pelo seu crescimento em velocidade recorde para a época. Ele começou no fim de semana apenas como uma tormenta tropical na segunda-feira (7) em categoria 2, e em cerca de quatro horas alcançou a categoria máxima 5 nas escalas de intensidade de furacões.

Escala Saffir-Simpson: Entenda as categorias que definem o impacto de furacões

Nesta terça, porém, o furacão diminuiu para categoria 4, mas segue com alto poder destrutivo. A previsão é de que ele toque o solo na quarta-feira (9), e atinja principalmente a área metropolitana de Tampa, que é extremamente populosa, com cerca de 3,3 milhões de pessoas. A Agência ainda alerta que o furacão pode atingir a cidade de Tampa, na Flórida, nas primeiras horas de quinta-feira (10).

O rápido crescimento do furacão Milton pode gerar uma das maiores evacuações de moradores dos últimos oito anos nos Estados Unidos. As autoridades do estado da Flórida emitiram ordens para que as pessoas deixassem suas casas ao redor da Baía de Tampa.

Leia também

Família catarinense se prepara para chegada do furacão Milton, na Flórida

Catarinense relata medo com furacão Milton nos EUA e busca abrigo a 450 quilômetros

De Milton a Katrina: Conheça todos os nomes de furacões e como eles são escolhidos