Com as fortes chuvas e a instabilidade meteorológica durante a semana em Santa Catarina, os moradores da comunidade do Morro das Pedras, em Florianópolis ficam atentos a ressaca do mar. Nessa sexta-feira (6) a paliçada construída para ajudar a conter o avanço da maré foi derrubada pelas ondas, deixando os troncos boiando na água.

Continua depois da publicidade

Clique para entrar na comunidade do WhatsApp

A paliçada começou a ser erguida em setembro de 2022, para proteger a Praia do Canto do Morro das Pedras das ressacas marítimas e da erosão que ela provoca. A estrutura está sendo construída com estacas de madeira tipo eucalipto que, justapostas e preenchidas com geobags semelhantes a sacos de areia. Com as instabilidades no clima e a altura da maré, a obra está paralisada.

A Secretária de Transportes e Infraestrutura da Prefeitura informou que aguarda a melhora das condições climáticas para concluir os trabalhos na paliçada do Morro das Pedras, assentando os 12 metros de estacas de madeira e os bags de areia que faltam.

O técnico em construção naval e técnico em meteorologia Luciano Luiz Dias publicou em suas redes sociais um vídeo (veja abaixo) de como está a situação da maré na Praia do Morro das Pedras, e declarou:

Continua depois da publicidade

— Apesar de todo investimento para tentar conter o avanço do mar sobre imóveis na praia do Morro das Pedras em Florianópolis, o mar sempre se mostrará mais forte e implacável. Agora o perigo fica transferido para quem está navegando nessa região, que poderá atingir uma estrutura dessa causando sérios danos a embarcação.

Segundo Michelle Costa da Silva, presidente da Associação Comunitária do Morro das Pedras, até o momento a água não chegou a atingir nenhuma residência, mas a população está em alerta para possíveis ocorrências.

Confira:

Veja imagens da praia no Morro das Pedras

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

FOTOS: Praia do Morro das Pedras está há 4 meses com mureta caída, em Florianópolis