Um bando de quatis foi flagrado por um morador nesta semana enquanto atravessava a ligação Velha-Garcia, em Blumenau. Elizeu Nascimento parou a moto para os animais cruzarem a rua, e registrou a cena que presenciou na terça-feira (8), em um vídeo (assista abaixo).
Continua depois da publicidade
O flagra, porém provoca um alerta sobre o cuidado que motoristas precisam ter ao percorrer a via que é a ligação entre a Rua Bruno Rudiger, na região da Velha, e a Antônio Zendron, no Valparaíso.
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
Nas imagens, é possível ver que os animais saíram de um lado da via, atravessaram a estrada e subiram por um barranco para entrar no mato. Eram cerca de oito quatis.
Elizeu trabalha como carteiro e fazia entregas no momento do flagra, no final da tarde de terça. Ele parou a moto para admirar os animais.
Continua depois da publicidade
— Olha aí, a natureza!
Segundo a bióloga Sabrina Lenoir, os quatis são importantes para a dispersão de sementes e regeneração florestal. Eles são onívoros, então se alimentam de frutas, insetos e até outros animais de pequeno porte. O nome científico da espécie é Nasua nasua.
A reportagem do Santa conversou com a Secretaria de Obras de Blumenau (Semob), que afirmou não ter planejado passagens seguras para animais silvestres no local. Conhecidas como “passa-fauna” essas estruturas podem ser subterrâneas ou aéreas, e evitam que os bichos tenham que cruzar pela via, onde há movimentação de veículos.
De acordo com a bióloga, esses animais sempre andam em bandos.
> Quatis são avistados no perímetro urbano de Blumenau
Veja o vídeo
Ligação Velha-Garcia
A ligação Velha-Garcia é um acesso que conecta a Rua Willi Henkels, no bairro Velha, com a Rua Antônio Zendron, no Distrito do Garcia, dois dos bairros mais populosos de Blumenau. O local é uma rota alternativa que estava interditada há 13 anos, e foi liberada para circulação no último sábado (5).
As obras no local iniciaram no segundo semestre de 2020, com um investimento de cerca de R$ 1,1 milhão da prefeitura. O percurso tem aproximadamente seis quilômetros de extensão.
Continua depois da publicidade
A ligação estava interditada desde 2008, quando a grande enchente que atingiu Blumenau causou vários deslizamentos de terra no local.
Veja fotos da obra concluída
* Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Rodovias federais de SC sofrem novo corte no orçamento de 2022
Naturalista Fritz Müller será homenageado pelo Congresso Nacional
Mulher é estrangulada com fio de energia em Timbó e agressor consegue escapar