O forte brilho que foi visto cruzar o céu de Santa Catarina no início da noite de quinta-feira (8) em pelo menos três cidades catarinenses era de mais um meteoro, porém, possivelmente maior do que se está acostumado a ver. A passagem da intensa luz foi flagrada por volta das 18h40min em diferentes regiões do Estado: Monte Castelo, no Norte, Florianópolis, e Morro Grande, no Sul.
Continua depois da publicidade
Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
No Norte de SC, o fenômeno foi captado por duas câmeras da estação de monitoramento do astrônomo amador Jocimar Justino (assista abaixo), quem também explicou, ao G1 SC, o motivo porque o meteoro tinha um brilho tão forte desta vez.
– O brilho foi mais intenso por se tratar de um meteoroide de tamanho maior do que estamos acostumados a ver. Deve ter sido do tamanho de uma bola de basquete, mas outros fatores influenciam, como a velocidade do objeto – esclareceu ao G1 SC.
Também houve mudança de cores, segundo o Justino, que chegou a ser questionado por pessoas que assistiram a passagem do fenômeno:
Continua depois da publicidade
– Isso é normal. A mudança de cores acontece de acordo com a camada da atmosfera que o asteroide passa, devido a concentração e tipo de gás que existe ali.
Luzes no céu surpreendem moradores em diversos lugares do Brasil
Assista ao vídeo do meteoro cruzando o céu de SC:
Meteoro do tamanho de uma bola de basquete é flagrado por monitoramento no céu de SC
— Diário Catarinense (@dconline) July 10, 2021
: Jocimar Justino / Arquivo Pessoal pic.twitter.com/QZoPf1mYy9
Além de SC, queda do meteoro foi flagrada por câmaras no Rio Grande do Sul e de São Paulo. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) informou que o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 20,3° em relação ao solo e começou a brilhar a 97,1 km de altitude. O fenômeno percorreu 126,6 km em 6,4 segundos sobre municípios do Paraná
– Pela análise preliminar, trata-se de um meteoro esporádico (que não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento) – concluiu o astrônomo amador Jocimar Justino, morador de Santa Catarina e integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).
Continua depois da publicidade
Leia também
Meteoro brilhante é flagrado por estação no Planalto Norte de SC; veja vídeo
“Luzes estranhas” no céu surpreendem moradores de Joinville e região