A noite da última segunda-feira (16) foi marcada pela celebração da paz e união nos palcos do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul. O tradicional Concerto das Nações, no qual músicos de 13 países sobem ao palco reverenciando a própria cultura, teve a apresentação da canção We Are the World, de USA for Africa, que transmitiu a mensagem de solidariedade aos atingidos da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O espetáculo contou com apresentações de grupos de outros 11 países, como Peru, México, Chile, Argentina e Brasil. Os argentinos fizeram festa no palco e relembraram o título da Copa do Mundo, conquistado recentemente, no Catar.
O Brasil foi representado pela MPB, com apresentação da cantora Karinah, conhecida pelo repertório engajado e repleto de brasilidade.
Veja o vídeo da recriação de “We Are The World”:
O Concerto das Nações contou, inclusive, com a participação de musicistas que são dos países que estão em conflito. Três alunas do Femusc, de nacionalidades russa e ucraniana, subiram juntas no palco do Grande Teatro da Scar, rompendo barreiras entre os povos.
Continua depois da publicidade
Elas apresentaram a obra ‘Olhos Negros’, composição russa, com letra escrita pelo poeta e escritor ucraniano Evgeny Pavlovich Grebinka. Enquanto as musicistas se apresentavam, alunos e a plateia acenderam lanternas de seus celulares como símbolo de paz.
A pianista russa Kristina Meliukhina ficou emocionada ao levar uma mensagem tão simbólica ao palco do Femusc.
— Política é política. E, gente é gente — resumiu.
O maestro e idealizador do Femusc, Alex Klein, acredita que é possível reduzir as diferenças entre os países através da união proporcionada pela música.
— Nós não somos ninguém sem as nossas raízes. A ideia não é tomar partido, a ideia é a música ficar acima da guerra. A união, a música e a paz são superiores à guerra. Então, se elas podem subir nesse palco, e juntas cantarem com amor, nós podemos fazer um mundo melhor — enfatizou.
Continua depois da publicidade
Festival segue com programação especial
Nesta terça-feira (17), as apresentações seguem com a série Grandes Concertos, que acontece no Grande Teatro, às 20h30min. O Femusc 2023 vai até 28 de janeiro, com aproximadamente 200 apresentações nos teatros da Scar e também em alguns pontos de Jaraguá do Sul.
Os concertos são todos gratuitos, mediante retirada antecipada de ingressos. Eles são disponibilizados sempre 48 horas antes do espetáculo, na secretaria da Scar.
As atrações principais são transmitidas ao vivo,e ficam disponíveis no canal do YouTube.
Sob supervisão de Lucas Koehler
Leia também:
O que muda com a nova lei sobre transporte por aplicativos em Joinville
Escolas de samba de Joinville e prefeitura se unem para resgatar e valorizar o Carnaval
Nova casa de eventos em Joinville é anunciada e confirma primeiros shows