Um veado-catingueiro (Subulo gouazoubira), animal nunca registrado em Criciúma, Sul de Santa Catarina, foi flagrado em uma área de preservação na cidade pelo projeto Faunativa, comandado pelo biólogo Vitor Rosauro Bastos. Segundo ele, o registro deste animal é raro na região.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O animal, segundo o biólogo, é um macho adulto, de cerca de 18 kg, e pode ter aparecido em Criciúma atrás de alguma fêmea. O veado-catingueiro pode andar até 80 quilômetros em poucas semanas.
Ele passa pelos chamados “corredores ecológicos”, áreas de mata preservada que interligam municípios e biomas, possibilitando o trajeto normal dos animais. Essa espécie, especificamente, tem hábitos tanto diurnos quanto noturnos, e é normalmente solitário, segundo Bastos.
VÍDEOS: Pets entram no clima natalino e aparecem “decorados” para o Natal
Continua depois da publicidade
Sua principal fonte de alimentação são frutas e sementes, porém também se alimentam de brotos e flores.
Apesar de rara em Criciúma, a espécie não é considerada ameaçada de modo geral. Na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a situação dele é considerada “pouco preocupante”. Mesmo assim, a espécie merece cuidados, pois é alvo frequente de caça.
Veja o vídeo do veado-catingueiro em Criciúma
Leia mais
VÍDEO: Carro de luxo faz manobra “borrachão” em estacionamento da Havan em SC
FOTOS: Casal de SC viaja por 36 países e relata com bom-humor aventuras pelo mundo