Um sistema de baixa pressão – também conhecido como ciclone extratropical – irá passar por Santa Catarina entre esta terça-feira e a quinta-feira. As consequências do fenômeno são principalmente um volume de chuva maior do que o previsto para o período. Para se ter uma ideia, o que os meteorologistas preveem que chova no mês de maio inteiro, algo em torno de 150mm a 200mm, deve cair em 72 horas no Estado.

Continua depois da publicidade

Devido a esse acúmulo, a Defesa Civil alertou as cidades para a possibilidade de deslizamentos e alagamentos durante esses três dias. De acordo com o órgão, a maior preocupação está concentrada na região Oeste e no Sul do Estado, que tiveram fortes chuvas no final da semana passada e já têm pontos com o solo encharcado.

Puchalski: Semana requer alerta para chuva

Confira a previsão do tempo completa

Continua depois da publicidade

Com a chegada da noite e o início de quarta-feira, o sistema se encaminha para a Serra, Litoral Centro-Norte e Vale do Itajaí. Com isso, a atenção deve ser redrobrada nessas regiões. A Defesa Civil também orienta que as pessoas que moram em áreas mais baixas, ribeirinhas ou com histórico de alagamentos devem redobrar a atenção durante todo o período.