Em momento histórico, o Brasil registrou nesta sexta-feira (20), o primeiro voo feito por um “carro voador” no país. O equipamento, fabricado pela empresa chinesa EHang, fez dois voos experimentais de dez minutos. Os testes foram realizados no interior de São Paulo e acompanhados pela imprensa.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No geral, este tipo de veículo é chamado de eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, com sigla em inglês) e os testes foram realizados com o modelo EH216-S. Nele, podem ser transportados dois passageiros por vez, com peso de até 220 quilos. Já o piloto comanda a aeronave remotamente.

Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”

Para o teste, o veículo decolou vazio, fez duas viagens de 10 minutos em um clube de voo da cidade de Quadra e não foram registradas intercorrências. As duas pequenas viagens foram autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Continua depois da publicidade

Conforme informações do g1, este modelo de eVTOL é capaz de viajar 30 quilômetros, operando com 16 motores e 12 baterias independentes. Além disso, o EH216-S é o primeiro deste tipo criado no mundo e deve revolucionar viagens urbanas nos próximos anos.

Apesar de ainda não ter uma data prevista para começar a operar oficialmente, o veículo que custa cerca de 600 mil dólares já tem fila de espera para compra, conta Adriano Buzaid, CEO da GoHobby. A empresa é uma das duas representantes da chinesa EHang no país, a outra é a AT Global.

— A aeronave é vendida a US$ 600 mil. Hoje, a GoHobby faz uma pré-venda para pessoas interessadas e coloca as pessoas em uma fila. Já existe essa fila. Quando certificar, obviamente os primeiros serão os primeiros a receber. As vendas estão indo muito bem — revelou Buzaid, conforme o g1.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo

Leia também

Duas apostas de SC levam quase meio milhão na Lotofácil; veja cidades

Ranking nacional elege bilionária de Jaraguá do Sul como maior empresa de SC; veja top 10

EXCLUSIVO: “Todos os cientistas estão apavorados”, diz Carlos Nobre sobre mudanças climáticas